PUBLICIDADE

Dólar sobe 2% e fecha a R$ 3,874

PUBLICIDADE

O dólar comercial fechou esta sexta-feira (16) em alta de 1,92%, a R$ 3,874 na venda. Com isso, a moeda norte-americana encerra a semana com valorização de 3,05%. O dólar tinha fechado as duas últimas semanas em queda.

No mês de outubro, a moeda ainda acumula desvalorização de 2,32% e, no ano, alta de 45,69%. O dólar tinha caído nas últimas duas sessões; na véspera, recuou 0,32%. Investidores continuavam preocupados com as contas públicas e com o cenário político no Brasil.

"Os problemas políticos são motivos suficientes para reverter aquela tranquilidade que vimos nos últimos dias", disse o operador da corretora Intercam Glauber Romano à agência de notícias Reuters.

Uma fonte de incerteza é a previsão de que a receita gerada com a recriação da CPMF, vista como vital pelo governo federal para equilibrar as contas públicas, não será considerada pelo relator da proposta Orçamentária para 2016, deputado Federal Ricardo Barros (PP-PR).

Além disso, quatro fontes do governo informaram à Reuters que o país deve desistir da meta de superavit primário –a economia feita para o pagamento de juros da dívida pública– equivalente a 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB) no orçamento deste ano e reconhecer que as contas fecharão no vermelho.

Além disso, há a instabilidade causada por um eventual início do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

"A situação parece cada vez mais frágil e isso deixa o mercado desorientado", disse o operador de um importante banco nacional, sob condição de anonimato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE