O dólar comercial operava praticamente estável no início dos negócios desta sexta-feira, primeiro dia de dezembro. Às 9h32, a moeda americana tinha pequena alta de 0,09% em relação ao fechamento de ontem, vendida a R$ 2,168.
Esta semana termina com os investidores atentos a dados sobre o ritmo da atividade econômica dos Estados Unidos. A pauta fraca de indicadores relevantes no cenário local deixa os principais ativos financeiros domésticos à mercê do humor nos mercados internacionais.
A agenda americana conta com números de novembro do setor manufatureiro daquele país, que serão divulgados pelo Instituto para o Gerenciamento da Oferta (ISM, na sigla em inglês). Após a queda verificada no índice de atividade da região de Chicago, conhecida ontem, o indicador do ISM ganhou relevância.
Também serão apresentados os gastos com construção em outubro nos Estados Unidos e as vendas de veículos do mês que terminou ontem.
No âmbito local, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento informa o resultado da balança comercial brasileira de novembro. A sessão inclui ainda o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujo resultado de novembro apontou inflação de 0,24%.