O dólar diminuiu a intensidade do sobe-e-desce e fechou em alta de 0,30% nesta terça-feira, em uma sessão dominada pela cautela à espera de notícias sobre a crise nos mercados de crédito.
A moeda norte-americana fechou cotada a R$ 2,035. No mês, a divisa acumula valorização de 8,07%. O dólar já começou o dia em alta, influenciado pela fraqueza nos mercados internacionais. Segundo Mario Battistel, diretor de câmbio da corretora Novação, houve saídas importantes de estrangeiros no início da sessão, principalmente no mercado futuro de juros e câmbio.
Paulo Fuijsaki, analista de mercado da corretora Socopa, frisou também a prudência de muitos exportadores, que esperavam uma definição mais clara antes de oferecer os dólares trazidos pelo comércio exterior.
Ao longo do dia, porém, a relativa calmaria das bolsas de valores em Nova York e a alta da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) permitiram que a cotação da divisa cedesse e se mantivesse perto da estabilidade. “A gente vai passar (por) alguns dias de cautela, (temos que) esperar bastante para observar o que está acontecendo e o que pode vir a acontecer”, disse Battistel.