O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou hoje que deu início, neste mês, às frentes de serviços voltadas à execução das obras dos acessos à ponte estaiada sobre o Rio Araguaia, na divisa entre Mato Grosso e Goiás. O empreendimento, que tem expectativa de conclusão para o segundo semestre de 2025, totaliza um investimento de aproximadamente R$ 204 milhões, valor contemplado pelo Novo PAC.
A Obra de Arte Especial (OAE) do tipo estaiada possui extensão de 1.031 metros, dois passeios, com quatro mastros de pilares para fixação dos estais com 31 metros de altura. Atualmente, as equipes atuam na implantação dos dois acessos: na margem direita, a partir do acesso ao povoado de Luiz Alves pela BR-080, em Goiás, e na margem esquerda, no município de Cocalinho, em Mato Grosso, totalizando 5,77 quilômetros.
Após a execução da terraplenagem serão realizadas a aplicação do revestimento em Tratamento Superficial Duplo (TSD) e implantação da sinalização. Em virtude deste trabalho, o tráfego de trechos não pavimentados que dão acesso à região da Benvinda e Luiz Alves, distrito de São Miguel do Araguaia, serão desviados para vias laterais. Foi implantada a sinalização nos bloqueios temporários com placas, cones, faixas e outros.
O superintendente regional do DNIT de Goiás e do Distrito Federal, o engenheiro Flávio Murilo Prates, destacou que está sendo executada a última etapa do empreendimento. “Estamos executando a implantação dos acessos à ponte, que já está pronta. Nossas equipes estão empenhadas nesta conclusão, trabalhando com força total na terraplenagem. Sabemos que é uma demanda antiga da população e que, quando concluído, o empreendimento irá facilitar a conectividade entre os estados de Goiás e Mato Grosso, favorecendo o desenvolvimento sustentável da região centro-oeste e de todo o país”, destacou Prates.
Além de unir comunidades, melhorar a infraestrutura, proporcionar maior conforto e segurança aos usuários, a construção da ponte sobre o Rio Araguaia busca viabilizar a formação de um importante corredor rodoviário para escoamento da produção agrícola da região, conhecida por abrigar potências do agronegócio, contribuindo para seu desenvolvimento socioeconômico. A região também é procurada pelo seu potencial turístico. Assim, o empreendimento favorecerá o acesso e a logística no geral.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.