O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lança, nos próximos dias, o edital de licitação que contratará a empresa que executará a duplicação da BR-163/364 no trecho entre Rosário Oeste e Diamantino (Posto Gil), que corresponde a 45,9 km. Os investimentos serão de R$ 227 milhões neste trecho. O edital ainda está sob análise da Procuradoria Federal Especializada do departamento em Mato Grosso para ser feita a aprovação da minuta. Finalizando esta fase, passará para aprovação da superintendência e, posteriormente, publicação em Diário Oficial.
Não foi confirmado quando inicia a pavimentação e qual será o período de execução dos trabalhos. O projeto de duplicação prevê a construção de uma nova pista com duas faixas de rolamento com largura de 3,6 metros, mais acostamento de 3 metros.
Só Notícias apurou que as duas faixas, conforme o projeto, deverão ser construídas ao lado esquerdo da pista já existente para atender ao tráfego no sentido do Posto Gil – Cuiabá (norte-sul). A licença ambiental para execução da pavimentação deste lote foi liberada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, conforme Só Notícias informou, em março.
O projeto completo é composto pela duplicação desde a rodovia em Rondonópolis até o Posto Gil, resultando em aproximadamente 400 quilômetros. Ao todo, os investimentos serão na ordem de R$ 1,2 bilhão. Ainda não está confirmado em quantos lotes deverão ser feitas as duplicações e, quando devem sair as próximas licitações.
A BR-163/364 desempenha função estratégica como principal corredor de transporte para escoar a produção do Estado, bem como para receber mercadorias vindas do Sul e Sudeste do Brasil.