O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) deve lançar, nos próximos dias, o edital de licitação para as obras de recuperação e recapeamento da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Santa Helena. Só Notícias apurou que está recebendo os últimos ajustes na procuradoria do órgão. Após divulgação, as empresas terão um prazo para entregar os envelopes com as propostas de preços. Se estiver com a documentação correta e atender os requisitos, vai para fase final, de análise dos preços.
Serão contratadas empreiteiras para quatro lotes. O lote 1 fica entre Lucas do Rio Verde e Sorriso; o 2 de Sorriso a Sinop; já os lotes 3 e 4 de Sinop a Santa Helena. Todos somam 270 quilômetros.
Além da recuperação e sinalização, os pontos mais danificados serão reconstruídos – principalmente onde, nos últimos anos, foram feitos dezenas de tapa buracos e o asfalto atualmente está ruim. Os investimentos devem chegar a R$ 160 milhões.
Ainda para este ano, é esperada a pavimentação da 163 de Guarantã do Norte a divisa com o Pará. São 49,6 quilômetros, num orçamento de mais de R$ 45 milhões. Os trabalhos devem encerrar somente no ano que vem.