A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso inicia na próxima segunda-feira uma série de blitzes orientativas em Sinop. A iniciativa não possui caráter punitivo, e deverá destacar servidores da Agência Fazendária da cidade para prestar informações sobre o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A ação será em diversos pontos do município e segue até a sexta-feira (25), sendo realizada em parceira com a Prefeitura Municipal.
Pelo levantamento do Fisco, o débito de IPVA dos contribuintes de Sinop está em aproximadamente R$ 8 milhões, sendo que R$ 4 milhões são recursos que seriam repassados à Prefeitura. As ações orintativas no interior do Estado com consequente aproximação entre Fisco e contribuintes são uma determinação do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.
Ao comentar a blitz realizada inicialmente no município de Sorriso, o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos, reforçou que neste momento o intuito não é multar os motoristas que forem flagrados com o IPVA atrasado, mas sim, lhes mostrar os meios de fazer a regularização da situação. "Esta parceria junto as Prefeituras, o seu envolvimento, é fundamental na conscientização dos motoristas da cidade. Dos recursos obtidos com o IPVA, a metade, 50%, vão diretamente para os cofres do município e são revertidos em obras e prestação de serviços públicos", pontuou o secretário.
Os servidores da Agência Fazendária participarão de todas as blitzes para sanar qualquer tipo de dúvida quanto ao tributo, sua forma de pagamento, parcelamento, e mesmo emissão dos documentos para arrecadação do imposto. Outra orientação que será destacada é a transferência de veículos emplacados em outras localidades para o município onde o contribuinte reside.