O Distrito Integrado Industrial e Comercial de Cuiabá (DIICC), implantado em agosto de 1978, em Cuiabá, é um projeto de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme/MT), tem como objetivo primordial criar uma estrutura capaz de atrair e instalar empresas em Mato Grosso. A princípio a atividade do Distrito, que possui uma área de 695 hectares, foi abrigar armazéns destinados à armazenagem de grãos produzidos na região, paralelamente também se desenvolvia a indústria madeireira, que beneficiava madeira bruta para exportação de madeira pré-cortada e semiacabada.
Hoje o Distrito conta com 197 empresas diversas, 54 em implantação e 18 áreas reservas. Os empreendimentos geram aproximadamente 5 mil empregos nos mais variados setores, tais como: armazenamento de cereais, beneficiamento de borracha/indústria de artefatos de borracha, beneficiamento de cereais, produtos alimentícios/produtos animais, beneficiamento de madeira/fabricação de móveis, forro/depósito de madeira, beneficiamento, distribuição e comércio de derivados de petróleo, entre outros.
Com o crescimento das construções destinadas à instalação de novas indústrias no Distrito aumentou consideravelmente a atuação e as responsabilidades do poder público, como também a arrecadação de tributos, tais como: ICMS, ISS, IPTU, Alvarás etc., cabendo à Prefeitura a fiscalização, a limpeza e manutenção das vias de acesso. Segundo a coordenadora do Distrito Industrial da Sicme, Maria Lenice, em 2011 foram feitas pavimentações o que inclui água, esgoto, asfalto e arborização. "Minha meta para 2012 é uma parceria com os empresários, para cada um manter suas calçadas limpas, para que aquela região fique sempre limpa".
O Distrito foi se concretizando como um projeto de geração de empregos, de divisas e tributos, para o Município de Cuiabá. Todos os empreendimentos possuem estruturas adequadas para um bom funcionamento, conforme estabelece as Normas que regem sobre os distritos industriais. Diante disto, parece que o Estado cumpriu sua missão de implantar o embrião do que é hoje o Distrito Industrial de Cuiabá. E que as funções de administrar problemas pertinentes ao município cabem à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia do Estado.