As distribuidoras de combustíveis ainda não repassaram as reduções estimadas para os postos revendedores em Mato Grosso. A informação é do Sindicato dos Distribuidores de Derivados de Petróleo no Estado. Na sexta-feira, a Petrobras anunciou a redução do preço da gasolina em 3,2% e de 2,7% no diesel nas refinarias. A perspectiva era de que descontos chegassem ao consumidor final ontem.
Com relação ao diesel, a expectativa é de que o consumidor constate a redução nesta semana com a atualização dos preços pelas distribuidoras e renovação de estoques dos postos.
Quanto a gasolina, a redução pode não ser significativa, pois nas últimas semanas ocorreram sucessivas altas no etanol anidro, biocombustível que compõe a gasolina na proporção de 27%. O preço do anidro tem subido com a aproximação do período de entressafra da cana-de-açucar.
Para o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Junior, a revenda espera que nos próximos dias as distribuidoras reduzam o valor, pois essa é uma oportunidade para incentivar o consumo. Soares ressalta que o mercado é livre para definir seus preços, informa a assessoria do sindicato.