
A ANTT ainda não divulgou quais sugestões já foram feitas e estão sendo analisadas. Mas há outros dois cenários alternativos envolvidos na discussão. No primeiro, a duplicação de 253,8 km nos cinco primeiros anos e 108,8 km nos três anos a seguir. A tarifação começaria depois dos trabalhos iniciais em 25,5 km de duplicação. No outro, semelhante, 253,8 km seriam duplicados nos cinco primeiros anos e 108,8 km por gatilho de tráfego, sendo duplicado obrigatoriamente nos anos 11 a 13. A cobrança seria nos mesmos moldes.
A taxa interna de retorno de projeto estabelecida pela ANTT é de 9,2%. A expectativa é o que leilão ocorra até dezembro, conforme plano anunciado pelo governo federal, no semestre passado. Em meados de setembro, o governo aprovou o estudo de uma empresa paulista para concessão, que vai ser ressarcida em pouco mais de R$ 2,4 milhões.
Conforme Só Notícias já informou, são esperados R$ 4,5 bilhões em investimentos. O plano engloba a BR-364, do entroncamento com a BR-163 (Rondonópolis) até o entroncamento com a BR-060 em Jataí (GO) e, de lá, até Goiânia. O planejamento aponta a concessão por 30 anos. Isso inclui todos os elementos integrantes da faixa de domínio, além de acessos e alças, edificações e terrenos, pistas centrais, laterais e locais, ciclovias, acostamentos, obras de arte especiais e quaisquer outros elementos localizados nos limites da faixa de domínio, bem como pelas áreas ocupadas com instalações operacionais e administrativas relacionadas.


