Diretores e técnicos do Banco Mundial estarão em Sinop, Alta Floresta e Lucas do Rio Verde na próxima semana para conhecer o potencial econômico dos municípios, os empreendimentos que estão sendo construídos e as principais demandas. Eles devem apresentar para proprietários de indústrias e empresas as linhas de financiamentos para ampliar o volume de negócios. A visita começa na terça-feira por Lucas.
Só Notícias apurou que o planejamento do Banco Mundial prevê “ampliar de modo substancial as atividades de administração da terra por meio de projetos estaduais (Desenvolvimento Rural Integrado do Pará, Manejo dos Recursos Naturais de Mato Grosso) e federais (Cadastro do INCRA de Terras da Amazônia). Nessa área, a série de estudos econômicos setoriais programáticos Amazônia Regional se baseará no da Administração da Terra (2007) para analisar as opções de implementação da regularização e do cadastro de terras e de como promover um maior atendimento das exigências de reserva legal.
O banco também prevê promover o uso sustentável dos recursos naturais em projetos estaduais, aperfeiçoando as cadeias produtivas na floresta (recursos associados ou não à madeira)