O empresário Sigfrid Kirsch, diretor do Sindicato das Indústrias Madeireiras de Sinop (Sindusmad) fará parte da comitiva de Mato Grosso que se prepara para participar do 3º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), na segunda e terça-feiras (28 e 29) em Brasília. Para ele, ao mesmo tempo em que se apresenta uma crise econômica interferindo no mercado nacional, os setores devem discutir e se posicionar. Segundo ele, o ENAI está acontecendo num momento oportuno, pois podem surgir novas perspectivas para o país. É um fator global que atinge seriamente o local, principalmente para quem é exportador.
“Não podemos perder esta oportunidade onde serão discutidos assuntos importantes para o setor industrial. A economia brasileira está passando por um momento diferenciado com relação às exportações e o câmbio, precisamos saber quais serão as ações para que o país trabalhe melhor esta questão”, diz Kisch.
O diretor acredita que nesse momento é necessário marcar presença, mostrar as dificuldades e expor as necessidades das indústrias madeireiras. Com relação à questão ambiental, o diretor informou que já sendo articulada reunião com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O ENAI é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pretende reunir cerca de 900 representantes da indústria brasileira. Temas como a inovação e produtividade, sistema trabalhista e seus impactos na competitividade, tributação e os desafios para a indústria, infra-estrutura, meio ambiente e inserção internacional da economia brasileira serão abordados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, da Câmara, Arlindo Chinaglia, do Senado, Garibaldi Alves também são esperados no encontro. No final do encontro eles receberão um documento com as conclusões e propostas da indústria.