A inadimplência está baixando no comércio de Nova Mutum nos últimos 20 dias, de acordo com os registros da Associação Comercial e Câmara dos Dirigentes Lojistas. O volume de contas atrasadas em boa parte do comércio caiu cerca de 20%.
“Muitas pessoas estão usando a primeira parcela do décimo terceiro para pagar débitos vencidos. Isso é um bom sinal, Havia muita preocupação dos empresários com o aumento na inadimplência e é fundamental para o comércio que esta questão seja equacionada”, explica o secretário geral da associação e CDL, José Chemin. “É um bom sinal. Podemos dizer que os clientes estão mais conscientes ao fazerem suas compras”, acrescentou.
Segundo relato de empresas de confecções, calçados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, presentes e outras, muitos consumidores têm usado a segunda parcela do décimo terceiro para as compras de natal. “Em boa parte do comércio estamos notando que o comportamento do consumidor tem sido pela compra à vista. Tem muita gente evitando começar 2006 devendo. Estão evitando fazer dívidas e preferindo comprar à vista. Com isso o comerciante faz uma venda segura e o cliente ganha descontos”, diz o secretário.
A associação e CDL estão desenvolvendo uma campanha visando incentivar as vendas neste natal. São 936 prêmios, em forma de vale-compras. O cliente ganha uma raspadinha e leva a bonificação na hora. As premiações no comércio local chegam a R$ 35 mil.
Nova Mutum tem 600 estabelecimentos comerciais e uma parcela considerável está filiada na CDL.