Produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, empresários do agronegocio e estudantes participam amanhã e sexta-feira, de mais uma edição do ‘Giro no Campo – Integração Lavoura e Pecuária em Sistema de Plantio Direto’.
De acordo com o agrônomo Alfeo Augusto Trecenti, tem como objetivo a troca de experiências sobre integração lavoura e pecuária – plantio direto entre palestrantes e participantes interessados em ampliar e dinamizar a implantação da ILP em Mato Grosso. “Queremos atualizar nossos conhecimentos e transferir tecnologia para toda a região”, explicou Trecenti.
O evento deste ano, que já está em sua terceira edição, trará, além da abordagem do sistema de ILP, a questão da comercialização. “Fecharemos o circuito abordando a comercialização de animais, já que o produtor rural de hoje precisa focar sua atenção porteira dentro e porteira fora”, completou.
Ainda, segundo Trecenti, será discutida, durante o dia de campo, a questão ambiental que envolve o processo de produção. “Isso acaba inibindo ou coibindo a vinda de empresas para nossa região”, finalizou, apontando a importância de se discutir e viabilizar a estruturação do município e da região para fechar este circuito com a destinação da pecuária.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sardi Trevisol, será um importante canal de conhecimento para o produtor. “Este é um trabalho consistente que a secretaria vêm realizando, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável de nossa região”, destacou, lembrando que o evento é uma oportunidade para a troca de informações entre os segmentos da cadeia produtiva.
Amanhã, as discussões serão no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES). Na sexta-feira, na fazenda Santa Maria da Amazônia.