Está sendo realizado hoje, em Sorriso, pelo Clube Amigos da Terra (CAT), o 1º Dia de Campo Integração Lavoura e Pecuária (ILP). O começou às 7h30, e encerra-se ao meio-dia com almoço de confraternização, na Fazenda Santa Maria da Amazônia, onde o proprietário desenvolve a ILP.
O objetivo do evento é orientar produtores e profissionais da área, especialmente os associados do CAT e os clientes da Monsanto, para o Sistema de Integração Lavoura e Pecuária, que viabiliza a recuperação de pastagens e de solos degradados, com maior garantia para a produção, com importantes ganhos sociais e ambientais. A Integração Lavoura e Pecuária, segundo o diretor técnico do CAT, engenheiro agrônomo Alfeo Trecenti, é uma alternativa inteligente para o produtor que quer produzir mais e abrir as portas para novas oportunidades de negócios.
A abertura do evento será feita pelo presidente do Clube, Darcy Getúlio Ferrarin. Logo após, Trecenti fala sobre os objetivos, as ações e os projetos do CAT. O primeiro painel apresenta o tema Histórico de Área e Tecnologia Empregada – Procedimentos do Sistema Moderador, por Vildolmar Bonfanti – Engenheiro Agrônomo da Araucária Planejamento.
Já a segunda palestra apresenta o tema O Manejo da Pastagem e o Valor Nutricional, ministrada pelo zootecnista Carlos Henrique Perazoli, responsável técnico do projeto piloto de reposição florestal do CAT.
Antes da visita ao projeto piloto, os participantes acompanham ainda a apresentação do tema “Sistema Integração Lavoura e Pecuária” e cobertura de solo, por Edson Corbo.