Dez empresas estão habilitadas a disputarem a 12ª rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), previstas para 28 e 29 deste mês. 22 haviam se interessado mas algumas desistiram e outras não preencheram os requisitos. Vão ser ofertadas áreas de exploração e produção de gás natural e dos 240 blocos, 14 deles são da Bacia do Parecis, que abriga o Rio Teles Pires, e tem 41.431 km² de extensão, estimando-se 3.5113 m³ de gás, em Mato Grosso.
O edital aponta que a Bacia Parecis encaixa-se no modelo exploratório Nova Fronteira, que objetiva a atração de “investimentos para regiões ainda pouco conhecidas geologicamente, ou com barreiras tecnológicas a serem vencidas, buscando a identificação de novas bacias produtoras”.
Conforme Só Notícias já informou, o documento aponta para concessão de 6 anos (prorrogáveis), com garantia mínima de preço de R$ 431 mil por bloco. A taxa de participação é de R$ 30 mil por empresa.
Todos os blocos da concorrência foram selecionados em bacias de novas fronteiras exploratórias e bacias maduras, com os objetivos de ampliar as reservas e a produção brasileira de gás natural, o conhecimento das bacias sedimentares e descentralizar o investimento exploratório no país, além desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no país, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda.