O nível de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país no mês de novembro ficou em 7,6%, considerado estável em relação a outubro, cuja taxa foi de 7,5%. Em comparação a novembro do ano passado, houve uma queda de 0,6 ponto percentual. A taxa foi a menor para o mês de novembro desde o início da série da Pesquisa Mensal de Emprego, em março de 2002, conforme divulgou hoje (19) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número de pessoas desocupadas em novembro, de 1,8 milhão, também ficou estável em relação a outubro, mas apresentou queda de 6,1% na comparação com novembro de 2007.
A pesquisa mostra também que o rendimento médio dos trabalhadores, de R$ 1.273,60, aumentou 0,9% quando comparado a outubro e 4% sobre novembro do ano passado.
Em novembro, os setores que mais contrataram, em relação ao mesmo período do ano passado, foram da construção (7,9%) e educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social (6,7%). No área da construção, a região metropolitana de São Paulo foi a que mais contratou, também na comparação com novembro de 2007. A taxa cresceu 14,1%.
A Pesquisa Mensal de Emprego é feita em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.