A descentralização dos procedimentos para aprovação de planos de manejo florestal foi proposta pelo deputado Juarez Costa (PMDB) e tramita na Assembléia Legislativa. A medida visa facilitar os processos para 14 municípios da região a Sinop que hoje necessitam se descolar até a Secretaria do Etsado de Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá.
Os planos são exigidos para a retirada de árvores de grande porte, com técnicas que protejam outras menores para colheitas futuras. Atualmente, cerca de 90 processos da regional de Sinop aguardam análise da Sema. A descentralização também depende da ampliação da estrutura física e organizacional adequada, aquisição de equipamentos e veículos, além da disponibilidade de profissionais especializados para a unidade local.
“Os produtores necessitam de atendimento menos dispendioso e ágil, daí a necessidade de descentralizar o plano”, enfatizou o deputado.
Havendo a descentralização, Cláudia, Feliz Natal, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sorriso, União do Sul, Vera, Santa Rita do Trivelato, Boa Esperança do Norte e Tapurah passarão a resolver os processos em Sinop.