Sorriso demitiu menos trabalhadores que Sinop nos cinco primeiros meses deste ano. A diferença foi de 841 pessoas. Indústria, comércio e prestadores de serviços em Sinop contrataram, de janeiro a maio, 5.792 profissionais. Sorriso, no mesmo período, contratou 5.127. Sinop dispensou 5.161 (mantendo saldo positivo de 631 pessoas empregadas) e Sorriso demitiu 4.320 (saldo positivo de 807 pessoas empregadas).
Os dados foram apurados por Só Notícias no CADEG – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- do Ministério do Trabalho, e são considerados apenas os empregos formais (com carteiras de trabalho registradas).
A construção civil foi responsável por empregar 1.139 funcionários e dispensou 628, mantendo o maior número de pedreiros, serventes, auxiliares, ativos no mercado sorrisense. O comércio e a prestação de serviços também apresentaram resultados importantes. Os estabelecimentos comerciais contrataram 1.331 funcionários e demitiram 1.215. As empresas prestadoras de serviços fizeram 679 contratações e dispensaram 566.
Aripuanã e Primavera do Leste tiveram os maiores saldos de geração de novos empregos nos cinco meses. Em seguida ficaram Cuiabá e Juína. Ainda, na lista dos municípios pesquisados pelo Caged, estiveram Alta Floresta, Juara, Rondonópolis, Tangará da Serra, Varzea Grande, Cáceres e Barra do Garças. O Caged considera apenas dados de registro na carteira.