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Definida programação do Workshop sobre políticas de desenvolvimento em Sorriso

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Nesta sexta-feira, à partir das 8h30, o auditório da Associação Comercial e Industrial de Sorriso sediará o ‘Workshop sobre Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico’, com a presença de autoridades locais e estaduais, que discorrerão sobre o tema, é previsto que as atividades sejam encerradas às 16 horas.

O workshop de Sorriso atende à programação de eventos similares que vêm ocorrendo nos municípios mato-grossenses. Eles têm por objetivo despertar um sentimento empreendedor nos pólos regionais, o que fatalmente oportuniza e facilita o acesso ao mercado internacional, no pensamento dos técnicos da área. Isso ocorreria, segundo apontam, através de conhecimentos relevantes em comércio exterior, pautados num desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social.

Nas edições anteriores, os palestrantes discorreram sobre temas idênticos, relacionados à potencialidade disponível no segmento comercial, e que carece de ousadia, em termos de mais investimentos. A meta do Estado, autor do projeto, é estabelecer uma espécie de ‘cruzada’ de amplitude tecnológica nos temas focos dessa iniciativa.

As palestras do período matutino enfocam o ‘Papel do Associativismo’, com Manuel Gomes da Silva, superintendente da Facmat – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso; ‘Perspectiva da Economia do Estado de Mato Grosso’, com o economista Vivaldo Lopes, consultor da Fundação Getúlio Vargas e ‘Práticas de Comércio Exterior’ com Vítor Galesso, professor da Universidade de Cuiabá.

À tarde, a partir das 14 horas, tem início a penúltima palestra ‘O Potencial de Mercado de Mato Grosso com Países Andinos’, a cargo do consultor Serafim Carvalho de Melo. A última palestra será proferida pelo gerente de Planejamento Estratégico da MT Fomento, Carlos Roberto Vieira, sobre ‘Linhas de Crédito’.

O ciclo de workshops anteriores registrou um público participante diversificado, entre empresários, economistas, administradores de empresas, advogados, estudantes das áreas e executivos de órgãos públicos.

Conforme tem sido enfatizado nas abordagens destes eventos, o Estado de Mato Grosso é uma terra que efetivamente dispõe de uma gama de oportunidades. “Faz-se fundamental, a partir desses critérios de existência comprovada, a adequação dos mato-grossenses à nova realidade descortinada no território”, explica Vivaldo Lopes.

Para Lopes, o território mato-grossense é inegavelmente um dos detentores de destacada fronteira agrícola do País, mas também possibilita outros empreendimentos viáveis no segmento comercial, com enfoque na área de exportação. “Sem falar em setores que ainda carecem de maior exploração ou desenvolvimento, sendo receptivos a qualquer investimento mais estruturado e determinado”.

“Sorriso é um dos grandes exemplos de tenacidade produtiva e progressista. A cidade evoluiu e trouxe benefícios diretos a toda a região, superando as próprias crises. A do setor madeireiro também se refletiu por lá. Um workshop que trata de tema tão abrangente viabiliza um conjunto positivo e altamente sensível junto às equipes integradas em buscar um crescimento estruturado em panoramas conhecidos ou que se revestem de desafios, às vezes gerados pelo teor de completo desconhecimento dos resultados que tais iniciativas possam vir a gerar”, discorre Vivaldo Lopes.

O economista salienta que é automaticamente acrescido a esse panorama, “até de maneira natural”, o despertar de uma visão empreendedora, “certamente pródiga em difundir a cultura de comércio exterior e a profissionalização das organizações”.

Em linhas gerais, os economistas e professores da área de comércio exterior também chamam a atenção para a necessidade de potencializar e diversificar a vitrine da Marca MT, além de conclamar para uma visão de postura desafiante ao empresariado, colocando-o em linha direta com as metas passíveis de serem consolidadas na sua militância de negócios. “O emprego de uma tática semelhante inevitavelmente levará Mato Grosso a se transformar em líder exportador e importador nacional, gerando outros dividendos igualmente importantes no contexto das relações comerciais entabuladas, a exemplo de amizade, intercâmbio cultural e social”.

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