PUBLICIDADE

Definida garantia média na geração de energia na usina de Sinop

PUBLICIDADE

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia divulgou o montante da garantia física de energia, definido para a usina de Sinop. Com potência instalada de 400 megawatt, a garantia física total assegurada foi de 239,8 megawatts-médios (mwmed). Em termos globais, essa garantia pode ser definida como a energia assegurada do sistema, conhecido o critério de suprimento.

Na portaria publicada é apontado que montante de garantia física de energia é determinado nas barras de saídas dos geradores. Para efeitos de comercialização de energia elétrica, o consumo interno da usina e as perdas na rede elétrica deverão ser abatidos dos montantes de garantia física de energia definidos, observando as regras de comercialização de energia elétrica vigentes.

A hidrelétrica vai à leilão novamente em 29 de agosto, certame A-5/2013. Ela consta na relação dos empreendimentos cadastrados, divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), veiculada ao Ministério de Minas e Energia, e deve ser a única “entrar” nesta primeira “concorrência” de energia, para 2018.

O empreendimento já havia sido listada em concorrência do mesmo nome, em 2012, no entanto, acabou não sendo “arrematada” por falta de interessados. Pouco antes, a inclusão dela estava suspensa do certame, no entanto, a Advogacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Tribunal Regional Federal (TRF). A mesma situação ocorreu com as usinas de Ribeiro Gonçalves e do Complexo Parnaíba (não terem sido arrematadas).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia aprovado em novembro edital do leilão no qual estava incluída a usina de Sinop. 60% do reservatório da usina, que abrangerá também os municípios de Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte, ficará em Sinop.

De acordo com estudo apresentando pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a área utilizada pra construção da usina de Sinop, tanto para obra em si com a barragem, será de 33,7 mil hectares, sendo que 30,3 mil hectares inundados (incluído áreas produtivas).

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE