O terceiro encontro para implantação da Central de Abastecimento (Ceasa), hoje, tratou especificamente da formação de uma cooperativa entre os pequenos produtores que compõem o cinturão verde de Sinop. De acordo com o prefeito Nilson Leitão, os primeiros passos precisam ser dados de maneira rápida. “Precisamos agilizar a composição de uma cooperativa. Esses produtores precisam existir de forma legal e para isso já vou disponibilizar minha equipe de contadores e assessoria jurídica para explicar a todos como funciona e o que é preciso para se compor uma cooperativa”, disse, marcando uma reunião para esta terça-feira à tarde.
Ainda, conforme Leitão, após a composição desta cooperativa será marcada uma viagem para uma comissão ir até Anápolis (GO) onde conhecerá o funcionamento de um dos melhores centro atacadistas de hortifruti. “Vamos reunir com a direção deste centro, ir em algumas propriedades e falar até com o prefeito e o secretário de Agricultura da cidade para vocês estarem convictos de como funciona, qual o papel do poder público e quais os benefícios de uma associação e criação de um centro atacadista para os pequenos produtores e até para a cidade”, acrescentou.
Dados relevantes foram apresentados aos cerca de 15 produtores que se fizeram presentes durante a regunião. Conforme levantamento da Secretaria de Agricultura do Município, existem muitos produtos que o município tem condição de produzir mas ainda assim estão sendo comprados de fora quase na sua totalidade. “Muitos produtos vendidos aqui estão vindo de fora, a única demanda verdadeira que temos é a de folha verde”, revelou o secretário de Agricultura, Afonso Teschima Júnior.
Os dados apontaram, inclusive, que os grande mercados consomem, semanalmente, 4 mil quilos de hotifruti. Entre eles o tomate, a vagem, o pimentão, a cenoura, o chuchu e vários outros produtos que são importados de outras cidades, sendo que Sinop tem capacidade de produzir bem e o ano inteiro.