A prefeitura de Alta Floresta deve lançar, nos próximos dias, campanha para arrecadar fundos em prol da aquisição do caminhão AP2 (combate incêndios) e regularizar a situação do aeroporto e dar continuidade com os voos noturnos. “Estamos lançando a campanha para adquirir o caminhão com auxílio de emendas parlamentares, governo do Estado. No município, a ajuda de empresários e contrapartida da prefeitura”, explicou a prefeita Maria Izaura, ao Só Notícias. O investimento será de aproximadamente R$1,4 milhão.
Não há ainda valores fixados para cada parceria. Segundo Izaura, é esperada resposta de ofícios pedindo apoio do governo estadual e para a Assembléia (emendas orçamentárias) “Estamos preparando tudo porque tem que justificar aos nossos parceiros, aos empresários, como será feita a aquisição. Acredito que em 15 dias seja feito esse levantamento e lançada a campanha”, disse.
A iniciativa teve origem após a prefeitura não obter resultado positivo do levantamento feito junto com o Ministério da Defesa Civil em localizar um AP2 que pudesse ser cedido ao município. “Infelizmente, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não tem um caminhão para disponibilizar e a Infraero não pode assumir o aeroporto hoje”, acrescentou.
A falta de caminhão poderá deixar o município sem voos noturnos, já que uma empresa que opera com vôos diários cogitou que, a partir de março, pode deixar de operar. “O anúncio foi verbal, nada por escrito. Fomos a São Paulo, conversamos com a diretoria da empresa que deu este posicionamento. Não está descartado que futuramente, quando estiver regularizada a situação, eles voltem a atender”, disse. Atualmente, a empresa opera na rota Alta Floresta, Cuiabá, Brasília e São Paulo.
Atualmente, Alta Floresta tem dois voos diários – um deles diurno.