Já está disponível no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para consultas e acompanhamentos por madeireiros e engenheiros florestais todo o trâmite dos processos para liberação de planos de manejo em andamento no órgão. O projeto “Manejo Transparente” foi apresentado pelo Secretário-adjunto de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, aos participantes do “Workshop sobre Negócios Florestais Sustentáveis” que aconteceu em Sinop, semana passada.
Daldegan, diz que a transparência é uma das ações importantes do órgão. “fazemos questão que a sociedade acompanhe o nosso trabalho e tenha acesso às ações desenvolvidas pela Sema. É através da transparência que iremos construir uma política ambiental realmente sólida e eficiente na prestação de serviço ao nosso cliente que é o cidadão” salientou.
Segundo o secretário, a utilização da tecnologia diminui em muito a margem de fraudes contra o sistema. Ele citou como exemplo a emissão de Guias de Autorização para o transporte de Produtos Florestais (GFs), cujo o documento é retirado via internet de acordo com o saldo do cliente no sistema. “Com a redução do uso do papel estamos eliminando a burocracia e a possibilidade de fraudes”, disse ele.
A nova postura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que completou um ano de criação no último dia 23 de junho, foi elogiada por madeireireiros e profissionais liberais ligados ao setor.
“O meio ambiente hoje em Mato Grosso tem outra cara. Um exemplo é o setor madeireiro que voltou a ser movimentado após a criação da Sema, agora dentro da legalidade” frisou Jaldes Langer, presidente do Sindicato da Indústria Madeireira em Sinop (SINDUSMAD).