sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Custo total da produção sobe o dobro da inflação

PUBLICIDADE

Pesquisa de indicativos pecuários feita pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) revela um aumento de 4,61% no custo operacional total do setor, entre janeiro e agosto deste ano. O índice ultrapassa o dobro da inflação, que registrou 1,97% no mesmo período.

O levantamento foi feito em nove estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Goiás, São Paulo e Pará. O Mato Grosso do Sul, que detém 15% do rebanho nacional, ocupa o primeiro lugar no aumento das cotações totais. Só de julho para agosto, o custo operacional total subiu 1%, puxado pelo bezerro, com aumento de 2,56%, pelas sementes forrageiras, reajustadas em 7,13%, e adubos e corretivos, que subiram 13,3%.

No Paraná e Rondônia, conforme a pesquisa, a oferta reduzida de bezerros impediu a queda dos custos frente a julho. O pecuarista invernista, ou seja, de engorda, nos dois estados, pagou mais pelo animal desmamado. De julho para agosto, a valorização do bezerro de oito a 12 meses, nelore, foi de 3,28% no Paraná e de 8,4% em Rondônia. O levantamento observa que produtores paranaenses mantiveram aquecida a demanda por bezerro mesmo com as geadas no Estado, que reduziram a quantidade de forragem remanescente no pasto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE