PUBLICIDADE

Custo total da produção sobe o dobro da inflação

PUBLICIDADE

Pesquisa de indicativos pecuários feita pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) revela um aumento de 4,61% no custo operacional total do setor, entre janeiro e agosto deste ano. O índice ultrapassa o dobro da inflação, que registrou 1,97% no mesmo período.

O levantamento foi feito em nove estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Goiás, São Paulo e Pará. O Mato Grosso do Sul, que detém 15% do rebanho nacional, ocupa o primeiro lugar no aumento das cotações totais. Só de julho para agosto, o custo operacional total subiu 1%, puxado pelo bezerro, com aumento de 2,56%, pelas sementes forrageiras, reajustadas em 7,13%, e adubos e corretivos, que subiram 13,3%.

No Paraná e Rondônia, conforme a pesquisa, a oferta reduzida de bezerros impediu a queda dos custos frente a julho. O pecuarista invernista, ou seja, de engorda, nos dois estados, pagou mais pelo animal desmamado. De julho para agosto, a valorização do bezerro de oito a 12 meses, nelore, foi de 3,28% no Paraná e de 8,4% em Rondônia. O levantamento observa que produtores paranaenses mantiveram aquecida a demanda por bezerro mesmo com as geadas no Estado, que reduziram a quantidade de forragem remanescente no pasto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE