O custo da construção segue estável neste início de ano, com o metro quadrado construído orçado em R$ 817,90 em Mato Grosso, conforme a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a janeiro. Em comparação com mesmo período de 2011, o valor aumentou 7,72%.
Representantes do segmento preveem manutenção dos custos ainda neste mês, quando o setor da construção civil permanece menos aquecido, em função das chuvas, que devem se alongar até março. Por isso, revendedores de materiais para construção apostam em um incremento de 3% nas vendas para este mês. Para o ano, porém, a expectativa é de um desempenho acima da média nacional (7%), com chances de alcançar alta de até 10% nas vendas.
Presidente da Associação de Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso (Acomac/MT), Antônio Guerino Zompero, comenta que o desempenho positivo deve ser puxado pela intensificação das obras preparatórias para Copa do Mundo de 2014. “Além disso, o governo autorizou a utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para reforma e ampliação da casa própria, no limite de até R$ 20 mil por pessoa e isso também vai contribuir”.