Cláudia (90 km de Sinop) vem implantando, desde 2005, uma alternativa econômica para o desenvolvimento e consolidação da economia local. Além do projeto de criaçao do frango caipira que já está em funcionamento, a fruticultura é outra ação implantada no município em larga escala.
Hoje, mais de 200 famílias são atendidas por projetos alternativos de desenvolvimento econômico. A perspectiva é chegar até o final do ano com mais de 500 famílias diretamente envolvidas com a agricultura familiar. Neste sábado, acontece mais uma etapa de capacitação para os produtores que já estão desenvolvendo o projeto e para os que estão aderindo.
O curso, promovido pela secretaria de Agricultura e Empaer, destacará informações sobre as culturas do cupuaçu e da graviola, bom como o controle alternativo de pragas. O ciclo de cursos e treinamentos iniciou em abril com a Abertura do II seminário sobre Fruticultura organizado pela secretaria municipal de Agricultura em parceria com a Empaer e Sindicato Rural e se estenderá até o mês de outubro.
Outra conquista é a aquisição de mais de 100 mil mudas de frutas para o cultivo das espécies: maracujá híbrido IAC 275, graviola e caju anão, entre outras. Mais de 120 hectares serão cultivados com várias espécies de frutas, até o final deste ano.