Terminou no mês de junho o prazo para as empresas de Sinop contratarem os jovens do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego. Mas das 33 indústrias em Sinop, apenas 16 já cadastraram os nomes dos jovens junto ao SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Conforme informações do técnico de apoio do Senai, Donizete Rúpolo, a Delegacia Regional do Trabalho é responsável pela fiscalização a essas indústrias que ainda não fizeram a contratação dos jovens mas, segundo ele, não têm informações dos procedimentos que a DRT tomará de agora em diante, visto que essas empresas já foram notificadas uma vez.
O curso para os jovens começará segunda-feira, pela manhã. Serão 16 jovens, entre 14 e 17 anos, que farão o treinamento e vão estagiar em indústrias. Segundo Donizete, ao todo serão cinco módulos que os jovens terão de treinamento, sendo um mês de curso e um mês de trabalho. Neste primeiro módulo os jovens terão treinamento de informática básica, atendimento ao público, ética e cidadania, relações humanas, construindo a identidade e organização industrial.
Donizete também informou que nesta segunda-feira estarão confirmando as datas de início dos outros cursos que o Senai estará oferecendo este mês.