A prefeitura de Cuiabá vai implantar ainda este ano o Observatório do Mercado de Trabalho para a realização de um estudo sobre o assunto. A expectativa é de que aponte as tendências do mercado de trabalho para os próximos dez anos. A representante do Dieese/SP, Patrícia Lacvynski, realizará uma palestra amanhã, partir das 14h, no auditório da Faculdade de Economia da UFMT, para o Conselho Municipal de Trabalho e representantes de vários setores.
Conforme o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, o Observatório do Mercado de Trabalho será o responsável pela produção de diagnósticos que dão subsídios aos municípios e microrregiões para o estudo do mercado de trabalho local.
“Com a implantação do Observatório iremos realizar o estudo de como o mercado de trabalho se comportou nos últimos anos na região metropolitana e poderemos avaliar se as demandas foram supridas ou se foi preciso importar mão-de-obra”, explicou Elias.
Com este diagnóstico, segundo ele, será possível ainda detectar as necessidades de capacitação e qualificação para os profissionais da região, além de conhecer as tendências de trabalho e emprego para os próximos dez anos.
A implantação do Observatório tem o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego.