Cerca de 266 postos de trabalho foram oferecidos, ontem, na primeira edição do ‘Feirão do Emprego", na Escola de Construção Civil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), em Cuiabá. O evento foi realizado pelo Governo do Estado com objetivo de valorizar as empresas e trabalhadores na construção civil, visando também o mundial do porte da Copa do Mundo de 2014 e o crescimento econômico. Os profissionais mais procurados pelas empresas foram aqueles que exercem os ofícios de pedreiro, servente e azulejista.
Sempre atento às novas oportunidades, o acadêmico de Engenharia Civil, Alcindo Campos Schreder, foi ao Feirão do Emprego em busca da sua primeira colocação no mercado de trabalho. "Ainda não possuo experiência na área, mas sei que o momento para quem deseja começar é agora. Quero alcançar meu objetivo, que é sair daqui empregado", concluiu o jovem.
O atendimento e cadastramento de trabalhadores foi realizado pelo Sine-MT. Todo profissional selecionado era encaminhado para entrevistas com as empresas e se aprovado, o trabalhador já realizava o exame admissional no próprio evento.
Luiz Antônio Gomes Pereira foi um dos aprovados. O jovem relata que quando estava desempregado atuou muitas vezes informalmente. "O Feirão do Emprego me deu a oportunidade de um trabalho com carteira assinada e o salário garantido todo mês. Agora estou muito mais tranquilo em relação ao meu futuro", ressaltou Luiz.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Cezário Siqueira, o evento é uma forma de valorizar o bom momento que o setor está vivendo e principalmente conscientizar os trabalhadores sobre a carreira promissora de quem segue nesta área. "As oportunidades oferecidas pela Construção Civil não podem ser classificadas como subempregos. A realidade que vemos é oposta: cada vez mais as empresas estão investindo nos trabalhadores que desejam construir uma carreira", pontuou o presidente do Sinduscon-MT.
O Feirão do Emprego é uma das ações que integram o Projeto Construção Legal, parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio do Sine-MT, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), o Sinduscon-MT e o Senai-MT. O objetivo do projeto é a valorização e a formalização de trabalhadores que atuam na Construção Civil por meio de iniciativas que os beneficiem direta e indiretamente.
Para a superintendente do Sine-MT, Ivone Rosset, a primeira edição do evento cumpriu a sua missão ao intensificar os trabalhos de encaminhamento dos trabalhadores para a área da Construção Civil, que devido à grande quantidade de obras realizadas no Estado, requer atualmente a maior demanda de profissionais. "Apesar da dificuldade que possuímos para encontrar trabalhadores dispostos a atuar na Construção Civil, conseguimos realizar muitas contratações hoje. O Governo do Estado está investindo na descentralização de suas ações, para o atendimento a toda população de Mato Grosso", concluiu a superintendente.