Aproximadamente R$ 237,2 milhões estão sendo investidos na construção de 7 novos hotéis na grande Cuiabá. O montante se refere a 1,186 mil novos apartamentos, que têm um custo médio estimado, pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, em R$ 200 mil (cada).
Dois destes empreendimentos fazem parte de uma rede, o 5º maior grupo hoteleiro brasileiro, que está investindo em torno de R$ 47 milhões em duas novas unidades no Estado. Esse valor desconsidera o aporte de R$ 15 milhões já realizado na construção de um hotel, inaugurado em março do ano passado.
“A estabilidade econômica, aumento da densidade demográfica e disponibilidade de espaço são os principais motores que fazem de Cuiabá um polo atrativo para o desenvolvimento de seu parque hoteleiro, que por muitos anos ficou estagnado. Além disso, a cidade tem grande potencial de desenvolvimento econômico”, afirma o diretor de Expansão da rede, Eraldo Santanna.
O grupo afirma que o incremento do turismo corporativo na região – principal ramo de atuação da rede e também do turismo de lazer – já que a cidade serve de acesso ao Pantanal e a Chapada dos Guimarães é mais um motivo pelo qual a empresa decidiu investir fortemente na capital. A previsão de inauguração dos novos hotéis em Várzea Grande e Cuiabá é o fim de 2015, o que deve totalizar a oferta de 322 apartamentos em 3 das 5 bandeiras do grupo. Quanto às outras duas bandeiras da rede, Eraldo Santanna garante que estão atentos à futuras oportunidades na região
De acordo com informações do Sindicato dos Hotéis, atualmente, presidido por Eduardo José de Magalhães, o maior chamariz para atrair os investimentos neste setor, sem dúvida foi a realização do Mundial de Futebol em Cuiabá porque os empresários esperavam um boom de negócios no período pós-Copa.
“Os novos empreendimentos vão contribuir muito com o desenvolvimento da Capital e região metropolitana. Mas para manter a ocupação das unidades serão necessárias algumas providências por parte da iniciativa privada e do poder público, notadamente na melhoria dos pontos turístico de Mato Grosso”.
Segundo a entidade, a taxa de ocupação, na média de todo o ano de 2014 chegou a 56%. “Mato Grosso tem se destacado nacionalmente como Estado
que mais cresce, colhe, pujante, que tem atraído investidores de outras cidades e estados. Redes nacionais estão vindo para cá. Os empresários estão acreditando no turismo de Mato Grosso, promovendo um aquecimento grande no mercado de trabalho, gerando emprego e renda”, avalia o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Turismo, Luis Carlos Oliveira Nigro.
O gestor destaca que com esses grandes investimentos em hotelaria é preciso fomentar mais o turismo de negócios e eventos. “Cuiabá tem vocação para esse turismo e com os investimentos feitos na Copa – apesar de alguns deles não terem terminado – a mobilidade urbana melhorou muito na
Miguel Sutil, por exemplo. A obra no aeroporto vai ser terminada. O parque hoteleiro cresceu. Temos condições de captar eventos cada vez maiores”.