Começa nesta sexta-feira o Primeiro Festival do Japão ‘Tanabata Matsuri", realizado fora da cidade de São Paulo. A festa nipo-brasileira vai começar às 18 horas na Praça Santos Dumont, em Cuiabá, e contará com apresentações típicas da cultura japonesa e outras bem cuiabanas. O festival vai continuar no sábado, com início às 18 horas e domingo, às 17 horas.
A orquestra sinfônica da Universidade Federal abrirá o evento e logo em seguida o som dos Taikos, tambores típicos da cultura japonesa, vão dar o tom da festa. Para completar a integração cultural, a programação de domingo vai começar com Cururu e Siriri. No domingo também vai acontecer o ‘Miss Nikkey 2011", que vai escolher a mais bonita representante da colônia japonesa do Estado.
De acordo com o representante do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso, Jaime Okamura, afirmou que hotéis e restaurantes de Cuiabá vão participar nos dias do festival do projeto intitulado ‘Fim de Semana em Cuiabá", no qual os estabelecimentos reduzirão de forma significativa o preço para os turistas.
‘Tanabata Matsuri" é conhecido como a maior festividade tradicional do Japão no Brasil (até então realizado apenas em São Paulo). Trata-se da lenda da princesa Orihime e seu amado Kengyu, que podiam se encontrar apenas uma vez por ano, em um dia do mês de julho, pois o pai dela não permitia o romance. Assim, nesse dia as pessoas costumam escrever pedidos em um tanzaku (papeleta colorida) e amarrá-los no bambu para que possam ter seus desejos realizados.
O festival teve origem no Japão no século IX, mas foi a partir do ano de 1947, após a segunda grande guerra, que o festival ganhou essa conotação, quando foram enfeitados com cinco mil bambus com estrelas na província de Sendai, destruída pela guerra. No Brasil a primeira vez que aconteceu no Bairro Liberdade, em São Paulo, 1979, e agora chega a Mato Grosso.