PUBLICIDADE

Crise reduz custo de vida em Sinop

PUBLICIDADE

A queda nos preços de materiais de construção, aluguéis e alimentação resultaram na queda do Índice de Custo de Vida em Sinop (ICVS), no mês de abril. Os dados, apresentados pelo Departamento de Economia, da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), apontam que o índice teve queda de 0,35%, em comparação com o mês de março.

O chefe do departamento, professor mestre Paulo J. Körbes, explica que o índice divergiu o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que apresentou alta de 0,12%. “O comportamento divergente do ICVS e INPC reflete o agravamento da crise local. A inflação acumulada no primeiro quadrimestre do ano, atinge a marca de 1% em nível nacional, enquanto que, em Sinop, os preços apresentam alta de apenas 0,18%”, destacou.

Muitas empresas acabam baixando os preços de seus produtos, para fomentar as vendas, resultando nesta redução. No segmento de aluguéis, em que houve uma queda nos preços de 6,29%, foi registrado o aumento na oferta de imóveis em Sinop.

Já no grupo de alimentação, a queda foi de 3,61%. Desde janeiro, esta foi a primeira queda registrada no índice de custo de vida em Sinop. A maior variação foi no mês de janeiro, quando o índice teve alta de 0,28%, em comparação com o mês anterior.

No ano passado, o índice só apresentou queda a partir do mês de julho, de 0,63%. No mês de abril, registrou alta de 0,41%. Entre os itens analisados para apurar o índice estão de alimentação, eletroeletrônicos, combustível, vestuário, produtos de higiene pessoas e material de expediente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE