Terminaria hoje o prazo para as inscrições do concurso de decoração natalina da Prefeitura de Sinop. Mas como não houve procura, haverá prorrogação no prazo até o dia 18 deste mês. Segundo o diretor de Cultura da prefeitura, Fernando Assunção, neste ano não houve inscrições nem residenciais nem comerciais.
“É surpreendente como a crise econômica, que assola a cidade e região, afetou até mesmo o clima natalino das pessoas. Sabemos que de uma forma ou de outra, enfeitar a casa ou o estabelecimento acaba interferindo no orçamento. E a época não está se mostrando propícia à gastos extras”, afirmou, Fernando, ao Só Notícias.
Em 2004, a prefeitura chegou a receber 18 inscrições, na maioria, de estabelecimentos comerciais. Neste ano, além de não estar havendo procura pelo concurso, os comerciantes e moradores não estão enfeitando as residências e vitrines com decoração natalina.
“Andamos pela cidade à noite e vimos que muitas lojas não colocaram nem mesmo um laço de natal. Visitamos também uma loja que vende justamente esses adereços natalinos e o próprio comerciante não comprou muito material para colocar à venda. Ele nos informou que as vendas de produtos natalinos caíram 20% em relação a 2004”, salienta, preocupado.
Com a prorrogação do prazo de inscrições, a comissão de natal da prefeitura se reunirá no dia 22 e na mesma data divulgará o resultado do ganhador. A premiação é a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2006 em 100% para o 1º lugar; 50% para o 2º e 30% para o 3º. Serão avaliados os quesitos beleza, criatividade e originalidade em duas categorias, sendo residencial e comercial.
O objetivo do concurso é incentivar as empresas e moradores a decorar seus estabelecimentos, embelezando toda a cidade. Os inscritos serão avaliados por uma comissão que será composta por representantes da Secretaria de Assistência Social, de Educação e Cultura, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Poder Legislativo e da Associação dos Engenheiros do Norte do Mato Grosso (Aenor).
As inscrições podem ser feitas na diretoria de Cultura e Eventos, que fica na avenida das Embaúbas.