O prefeito em exercício de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, decretou a criação da comissão municipal de emprego, que tem objetivo de estabelecer, acompanhar e avaliar a política municipal de emprego. Ela, ainda vai ser composta, deve propor as medidas que julgar necessárias para o desenvolvimento de seus princípios e diretrizes.
A comissão vai ser compostas por representantes do governo municipal: secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cidadania e Habitação ; representantes dos trabalhadores; representantes dos empregadores. O mandato de cada representante é de 3 anos, permitida uma recondução, observada as indicações de suas respetivas entidades.
A comissão deve participar da elaboração do Plano de Trabalho do Sistema Nacional de Emprego, em seus aspectos de incidência na localidade, para que seja submetido à aprovação da Comissão Estadual do respectivo estado.
A Secretaria-Executiva será exercida pelo órgão da prefeitura responsável pela operacionalização do Sistema Nacional de Emprego no Município, a ela cabendo a realização das tarefas técnicas e administrativas. O apoio e o suporte administrativos necessários para a organização, estrutura e funcionamento da comissão, ficarão a cargo do governo municipal.
Pelas atividades exercidas na comissão, os seus membros, titulares e suplentes não receberão qualquer tipo de remuneração. Ela elaborará o seu Regimento Interno, que será aprovado pela maioria absoluta de seus membros e publicado.
Só Notícias apirou que no balanço de setembro, todos os setores da economia em Lucas do Rio Verde admitiram 1.249 mil funcionários contra 1.201 demissões, resultando no saldo de 48 postos de trabalho gerados a mais (em agosto, oito a mais foram mandados embora). Os números são do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta a indústria de transformação na liderança, com 28 a mais, decorrentes de 291 contratações e 263 desligamentos. No mês anterior, o setor de serviços liderou com 32 a mais mandados embora.