Buscar o fortalecimento da ovinocultura na região. É com este objetivo que criadores de ovinos de Lucas do Rio Verde se reúnem amanhã para discutir a criação da Associação dos Ovinocultores do Núcleo de Lucas do Rio Verde. O município tem cerca de 25 produtores que já estão na atividade.
Estruturar melhor o segmento no mercado consumidor é um dos principais motivos que incentiva a expansão da atividade no município. Os baixos custos em tecnologias e a utilização de pequenas áreas para a produção, já que os animais são rústicos e ocupam pouco espaço, também são fatores favoráveis a criação.
É o que explica a secretária Municipal de Agricultura, Luciana Copetti. A associação vai atuar juntamente com os produtores na busca por mais incentivos e melhoramento genético dos animais para fortalecer a atividade, ganhando mais força e espaço no mercado.
Até o final do ano a região também deve contar com o início das atividades de um frigorífico de ovinos, que está sendo construído em Sinop. Será o primeio frigorífico de ovinos de todo o Nortão. A unidade terá capacidade inicial de abate de 200 cabeças ao dia, com espaço para chegar a 500.
O objetivo dos investidores é em comprar a produção de 30 municípios da região, entre Lucas do Rio Verde e Guarantã do Norte, o que anima muitos produtores. O grande desafio é em conseguir produto de qualidade.
A reunião, organizada pela Secretaria de Agricultura, será às 19 horas.