Parte do comércio registrou um crescimento de 25% no número de consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), em outubro, se comparado com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 17.709 mil registros antes 14.132 mil. Os números referem-se apenas às empresas filiadas à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Antes de vender à prazo, as empresas conferem na CDL se os clientes não estão inseridos no SPC por estarem devendo em outras empresas.
O balanço aponta que houve uma retomada nas consultas realizadas pelo comerciantes, pois setembro apresentou uma queda de 14,10%, entre um ano e outro.
O número de consultas aos cheques também cresceu. Em outubro deste ano foram 19,74% maiores que no período de 2006, quando os lojistas buscaram 6.257 mil vezes informações sobre o consumidor.
Os dados apresentados pela CDL também mostraram que a inadimplência caiu pelo terceiro mês consecutivo. Em agosto, a redução foi de 50%, em setembro, cerca de 25%, e, em outubro, chegou a 5,15%, conforme Só Notícias já informou.