Nos oito primeiros meses desse ano, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) registrou um aumento de 29,68% no número de consumidores que retiraram seus nomes da lista de credores e se tornaram aptos a tomada de crédito. A Facmat mostra ainda que em agosto, o número de pessoas que liquidaram seus débitos e excluíram os nomes do serviço de proteção dos empresários aumentou em 18,90% com relação a julho. Em contrapartida, as inclusões aumentaram 19,65% com relação ao mês anterior. No acumulado do ano, as inclusões ao cadastro de devedores teve um acréscimo de 6%.
O diretor da Facmat, Jonas Alves Souza, avalia os números positivamente. Primeiro ele ressalta que o aumento do poder aquisitivo das pessoas contribuiu para a quitação de débitos. “As pessoas bem intencionadas, assim que têm a oportunidade, pagam suas dívidas e se tornam aptas a comprar novamente”. Quanto ao aumento de 6%, Jonas Souza explica que ele é relativamente baixa em comparação com o crescimento do segmento no Estado. “O comércio cresce em torno de 10% ao mês, com 6% de incremento da inclusão, podemos dizer que a inadimplência está baixa”.
A gerente da BLM, Rejane Marcelly Campos Nascimento, diz que há 2 anos a loja até evitava fazer vendas com pagamentos em cheque, mas que atualmente é muito raro encontrar pessoas com restrições e que as vendas são feitas sem receio. “Hoje, a cada 10 clientes que consultamos, apenas um apresenta algum tipo de restrição”. Nas lojas Avenida, o aumento no número de pessoas que retiram seus nomes da lista de devedores é perceptível. Segundo o diretor Camilo de Leles, as pessoas estão tendo mais facilidades na hora de quitar suas pendências.