Hoje à tarde, a partir das 14:00h, estará sendo apresentado no auditório do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso) o Programa regional de Ordenamento Florestal – PROF. Representantes da empresa portuguesa Metalcortex apresentarão o programa que já foi implantado em cerca de 60% do território português.
Será apresentado ainda uma palestra sobre o protocolo de Kyoto e as oportunidades para as indústrias florestais do Estado. Só Notícias apurou que a empresa é especialista na implementação de projetos de geração de créditos de carbono, que são oportunidade para a indústria agro-florestal resolver problemas ecológicos decorrentes de sua atividade.
Para o presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, “a geração de crédito de carbono é uma fatia de mercado que está se abrindo e deve ser aproveitada”.Segundo ele, esse tema é de grande interesse dos madeireiros porque o município de Sinop já tem hoje, grandes empresas que geram energia própria através de resíduo. “A questão do ordenamento florestal também é bastante abrangente e temos que estar ciente de todas as questões”, ressaltou.