A expansão construtivo-imobiliária de Mato Grosso, principalmente em cidades como Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Água Boa, representa não apenas crescimento urbano, mas geração de emprego e renda, ordenamento e adensamento das cidades e qualidade devida. De um lado, esse cenário é favorável, mas esse processo exige monitoramento permanente das autoridades, para afastar do mercado a autuação de pessoas inabilitadas, descumprimento de preceitos legais por parte de incorporadoras e a implantação de empreendimentos sem garantias ao investidor.
Desde abril deste ano, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, autarquia federal que disciplina a atividade imobiliária no País, principalmente em relação às transações comerciais e exercício profissional, iniciou um amplo projeto cuja meta é a implantação de delegacias regionais e municipais nestes municípios. Hoje, às 19 horas, o diretor de Integração Regional do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) e diretor-Tesoureiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 19ª Região (Creci/MT), Ruy Pinheiro de Araújo, autor do projeto de expansão da autarquia para as cidades, inaugura a unidade em Sinop. Já foram instaladas delegacias em Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças, mas o objetivo é avançar ainda mais neste ano. Junto à efetivação das estruturas físicas e logística, o Creci também, através de escolha consensual, dá posse aos delegados municipal e regional.
A evolução dessas cidades requer presença maior do Conselho, uma vez que, sem o cerco fiscal em cidades pólos, o investidor fica à mercê de gente sem habilitação ou empresas desonestas ou irregulares. Com a delegacia de Sinop, o mercado se amplia e se aquece conforme os princípios legais e éticos, com garantias também às empresas imobiliárias, aos corretores de imóveis e aos investidores. "Estamos implantando estrutura física nessas cidades, onde há um fluxo de transações e empreendimentos em permanente expansão. Sinop, por exemplo, é uma das cidades que mais cresceram em nível não apenas estaduais, mas nacionais nos últimos anos, com variação positiva na casa dos 6,0% na média, um patamar acima da referência nacional, daí a necessidade da proximidade do Creci/MT", afirma Pinheiro.
Dirigente da entidade há mais de três décadas, tendo sido presidente do Creci/MT por cinco mandatos, Ruy Pinheiro construiu a atual sede do Conselho, elaborou o projeto para a construção da futura sede, no Complexo CPA, com 4.000 m2, além de implantar cursos universitários em gestão imobiliária e também de nível médio (técnico) para corretores de imóveis, otimizando conhecimento dos profissionais e assegurando habilidade técnica para o corretor