Cotonicultores de Sorriso estão aguardando a colheita da soja para iniciar o plantio do algodão. O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Nelson Picoli, explicou ao Só notícias quemuitos produtores estão receosos e a safra deve ser reduzida este ano.
Conforme uma estimativa feita pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) a área plantada deve ser reduzida em até 40%, em comparação com a última safra. Devem ser plantados 4,3 mil hectares de algodão safrinha, 1,8 mil de sequeiro e 2,7 mil de irrigado.
O plantio deve começar nos próximos dias logo após a colheita das primeiras lavouras da soja. Segundo Picoli, algumas plantações já estão prontas e os produtores só estão aguardando a estiagem das chuvas.
O custo de produção elevado e os preços baixos foram os principais indicadores que desmotivaram alguns cotonicultores. O custo de produção por arroba em pluma pode chegar a UU$ 15. Mas o preço no mercado já chegou a UU$ 13.
Em todo o Estado a produção, que deve ser de 1,281 milhão de toneladas, também deve ter queda de até 24% em relação a safra passada.