PUBLICIDADE

Copa em MT: grupo também acompanhará estrutura no setor elétrico

PUBLICIDADE

O receio que eventuais problemas relacionados ao setor elétrico prejudiquem o mundial de 2014 no Brasil levou o Ministério de Minas e Energia a criar um Grupo de Trabalho para acompanhar as ações relacionadas à Copa do mundo. O GT será responsável por elaborar um plano de trabalho específico, bem como o acompanhamento de sua implementação nos diferentes Estados da Federação. As atenções voltam-se, principalmente, para as subsedes da Copa do Mundo de 2014.

Além de Cuiabá, em Mato Grosso, receberão os jogos as cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), além de Brasília, no Distrito Federal. Somente na capital mato-grossense, os investimentos relacionados ao mundial devem ultrapassar os R$ 450 milhões no que diz respeito à construção do Estádio José Fragelli-Verdão (projeto e obras).

Pela proposta do Ministério de Minas e Energia, o GT deve levantar a situação energética nas diferentes localidades. A descrição da topologia atual do sistema de suprimento de energia às capitais-sede de 2014 deve abranger o sistema de transmissão (Rede Básica e Demais Instalações de Transmissão) e redes de distribuição.

Também estará sob responsabilidade do grupo efetuar a descrição das obras já previstas para entrarem em operação até 2014, com impacto no suprimento elétrico; avaliação do desempenho do sistema elétrico de suprimento às capitais no ano de 2014; definição das ampliações e reforços a serem implantados de forma a garantir o desempenho adequado do sistema em 2014.

O plano de ações também será destinado ao controle, avaliação e ao acompanhamento das atividades previstas nos Estados. A cada reunião do grupo de trabalho os dados serão compilados, de forma a tornar o acompanhamento das atividades constantes. Só Notícias apurou, junto ao ministério, que forças tarefas serão constituídas com a função de realizar estudos e análises pertinentes.

A Força Tarefa 1 será responsável pelos estudos da rede básica (sistema tronco de suprimento às capitais-sede da Copa 2014). A 2 pelos levantamentos de suprimentos em Porto Alegre e Curitiba. Da mesma forma, serão abrangidos Rio de Janeiro (Força Tarefa 3), São Paulo (4), Belo Horizonte (5), Salvador, Recife, Natal e Fortaleza (6), Brasília e Cuiabá (7) e Manaus (Força Tarefa 8).

Os coordenadores das forças tarefas serão indicados pelo grupo de trabalho. Este, por sua vez, será composto por membros do Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Operador Nacional do Sistema – ONS, empresas de transmissão proprietárias de instalações com impacto no suprimento elétrico às capitais-sede da Copa e secretários estaduais de energia dos Estados cujas capitais sediarão os jogos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE