Até o dia 31 deste mês, os usuários de serviços telefônicos podem optar pelo novo plano de cobrança das ligações, que passou de pulso para minutos. O coordenador do Procon em Sinop, Hélio Araújo, alertou que, caso o consumidor não faça a adesão nesse período, será integrado diretamente ao plano ‘Básico’. Neste, a franquia da assinatura é de 200 minutos para residenciais e 150, para comerciais. O pulso equivale a 1,7 minutos de conversação em horário normal e 2 minutos em horário reduzido. A taxa de completamento da ligação é de 30 segundos, mesmo que o consumidor fale em menos tempo. Após o tempo mínimo de 30 segundos, a cobrança por tempo de utilização é feita de 6 em 6 segundos.
Araújo explicou que esta proposta é mais adequada para quem faz ligações mais curtas, de até 3 minutos. Já para longas, é sugerido o plano Pasoo, em que um pulso equivale a 4 minutos de conversação, tanto no horário normal quanto no reduzido. A taxa de completamento da ligação é de 4 minutos, mesmo que o consumidor fale em menos tempo. Após o tempo mínimo de 4 minutos, a cobrança por tempo de utilização também é feita de 6 em 6 segundos. Já a franquia da assinatura deste plano é de 400 minutos para telefones residenciais e 360 para os comerciais.
“Mesmo que o consumidor não opte por um dos planos até a data (dia 31), nada impede que depois ele faça a alteração e mude de plano”, advertiu. A transformação de pulsos para minutos foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os consumidores podem obter outras orientações diretamente no Procon.
Para o coordenador, mesmo com os novos planos, o consumidor ainda deve ficar atento, já que não saberá realmente o tempo gasto no telefone. “Se o consumidor tivesse como mensurar, utilizando algum aparelho, ele teria mais tranqüilidade”, salientou.