A projeção de alta nas vendas em relação ao ano passado, que em alguns segmentos pode chegar a 50%, também deve refletir no aumento na geração de empregos no comércio sinopense. Muitas lojas já aumentaram o quadro de funcionários este mês, para atender os consumidores que vão fazer as compras de final de ano.
Um dos setores mais movimentados no período é de confecções e calçados. A gerente de uma loja, Miriam Segalla, destacou que oito pessoas foram contratadas para o período, número maior que no ano passado. “Estas pessoas também têm chances de serem efetivadas, caso se enquadrem nas exigências da empresa”, acrescentou.
Em outro estabelecimento, segundo a gerente Sueli Acs, as contratações estão sendo feitos a medida que aumenta o movimento. Até o momento foram oito.
Em uma loja de eletroeletrônicos, as contratações aumentaram cerca de 15% em relação a 2006. “Essas pessoas acabam ficando na empresa, já que passam por treinamentos”, salientou o gerente André Pasinato. Segundo ele, a expectativa é que as vendas tenham alta de 60% este mês.
No ano, o comércio foi o setor que mais empregou em Sinop. Foram 3.494 contratações com registro na carteira, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Somente em outubro, gerou 409 postos de trabalho, superando as demissões, que totalizaram 335.