Com saldo positivo de 430 empregos gerados a mais, mês passado, Sinop é o quarto na relação das cidades com mais de 30 mil habitantes onde houve melhor desempenho na geração de empregos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), juntas, todas as empresas e indústrias contrataram 1.802 funcionários e demitiram 1.372.
O comércio foi um dos setores que mais contribuiu para o crescimento, com 141 admitidos a mais. Em seguida aparece a agropecuária, com 106 trabalhadores contratados a mais no período. A prestação de serviços gerou 83 novos empregos e, a construção civil, fechou junho com saldo de 62 postos de trabalhos criados. Na indústria de transformação, o resultado contabilizado foi de 43 funcionários. Apenas o setor industrial de utilidade pública apresentou desempenho negativo, fechando com saldo de 5 trabalhadores desligados de suas funções.
Em maio, a geração de empregos também foi positiva, no entanto, com resultado menor, somando 79 funcionários admitidos a mais. No primeiro semestre, os diferentes setores econômicos sinopense proporcionaram a geração de 1.450 novos empregos, resultado de 10,3 mil admissões e 8,8 mil desligamentos. Os números correspondem as contratações formais (carteiras assinadas).
No Estado, conforme Só Notícias informou, foram gerados 9,8 mil empregos formais no mês passado, com destaque a agropecuária. O resultado foi três vezes maior do que em maio, quando o saldo era de 3.626 novos postos de trabalho.
Em Sorriso, que teve o segundo melhor saldo na geração de empregos em junho, foram empregados a mais 641 trabalhadores.
(Atualizada às 08:42h)