Os consumidores de água de Lucas do Rio Verde começarão o ano novo pagando mais pela conta d’agua. O reajuste, embasado na Lei Orgânica Municipal, será de 12% a partir do dia 1 de janeiro. A base de cálculo para o aumento é o Índice Geral de Preços do Mercado, da Fundação Getúlio Vargas – IGPM/FGV, acumulado nos últimos 12 meses, que teve percentual de 12,23%. O decreto autorizando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – efetuar a adequação de preços foi publicado pela prefeitura, no Diário Oficial.
A legislação prevê que o preço dos serviços públicos podem subir quando necessário para atender a demanda. O aumento na tarifa considerou a necessidade de manter os custos dos serviços relativos a expansão das redes de distribuição e ao controle e tratamento da água fornecidos pela SAAE. Também levou em conta, em especial, os investimentos que serão necessários a autarquia realizar em 2009, em decorrência do crescimento populacional do Município.
A população de Lucas do Rio Verde está crescendo em ritmo acelerado devido aos investimentos de empresas de agronegócios, que demandam grande volume de mão de obra. Em 2006 eram cerca de 28 mil e em 2007, 30 mil. Os últimos levantamentos apontam que neste ano chegou aos 35 mil. A previsão é que em três anos tenha aproximadamente 50 mil habitantes.