PUBLICIDADE

Conta de energia ganha novo formato em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O consumidor de energia mato-grossense terá mais facilidade para compreender as informações da conta de luz, a partir deste mês. A Centrais Elétricas de Mato Grosso alterou o modelo da conta, para dar mais transparência e clareza às informações e, desde hoje, começou a ser entregue.

As alterações foram baseadas em pesquisas de satisfação do consumidor, como as da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). Além disso, a empresa buscou atender às solicitações de órgãos reguladores e entidades de defesa do consumidor.

Agora, a fatura tem fundo liso e claro, as letras ficaram maiores e as informações estão agrupadas de forma mais organizada. A criação de um campo único, que reúne todos os dados do consumidor, como nome, endereço, classificação, número da unidade consumidora, torna a identificação do cliente mais fácil. “Esse campo pode ser recortado de uma das faturas e guardado na carteira, por exemplo. Assim, quando o cliente precisar entrar em contato com a empresa, ele terá à mão as informações necessárias para agilizar o atendimento”, explica o coordenador de faturamento da Cemat, Edisandro Peixoto.

A nova conta dá destaque para as informações que o cliente quer saber primeiro valor, data de vencimento e consumo. O reaviso de vencimento também está mais evidente que no modelo anterior. Eventuais débitos anteriores do consumidor constarão neste espaço, com especificação da data de previsão de corte referente a cada conta em atraso.

Para o cliente que gosta de avaliar a conta em detalhes, foram mantidas outras informações relevantes, como a descrição dos valores faturados, a forma de composição do preço da conta e o gráfico com o consumo dos últimos 13 meses, para que o cliente visualize seu histórico e possa comparar o consumo em relação ao mesmo período no ano anterior.

A parte externa da fatura também foi renovada. O nome do destinatário está mais visível e as informações sobre formas de contato com a empresa e órgãos reguladores estão mais organizadas. “Existem muitas informações que devem constar da conta de energia, de acordo com a regulamentação do setor elétrico. Mas é importante que o consumidor consiga identificar essas informações na conta, o que nem sempre é fácil. Daí a importância dessa reformulação, que com certeza vai facilitar o entendimento pelo cliente”, comenta Peixoto.

A nova conta foi apresentada pela empresa à equipe da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager). O coordenador da ouvidoria da Ager, Joelmar Varjão, destacou que qualquer alteração que torne as informações mais claras e transparentes é sempre bem-vinda. “As mudanças promovidas pela Cemat foram bem estruturadas. A configuração está mais clara e de fácil visualização”, comentou, acrescentado que o novo modelo deve agradar ao cliente.

Segundo Varjão, o importante para o consumidor é entender a conta e localizar com facilidade os dados principais, como valor, data de vencimento, dados de medição e, principalmente, o reaviso.

O vice-presidente de operações da Cemat, Arlindo Napolitano, enfatiza que implantação da nova conta faz parte de um processo contínuo de auto-avaliação e busca de excelência. “Queremos que o consumidor compreenda o que está descrito na conta de energia. É um direito dele receber informação adequada e clara, para que possa conferir todos os dados”, afirma. Além disso, Arlindo lembra que o cliente pode cobrar ou sugerir melhorias em todos os aspectos, sempre que desejar, seja por meio das agências ou pelo Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo 0800 6464 196.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE