PUBLICIDADE

Consumo de gasolina em Mato Grosso cresce 24%

PUBLICIDADE

O ano passado teve recorde histórico de consumo de gasolina, etanol e óleo diesel, em Mato Grosso, quando foram comercializados 593.012 milhões de litros, 21,4% a mais que em 2011. E os primeiros números de 2013, divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), demonstram que o estado continua a destacar-se ao crescer acima da média brasileira.

Comparando janeiro de 2013 com igual mês do ano anterior, houve crescimento de 26,9% no consumo de óleo diesel e de 91,3% no de etanol e queda de 5,5% de gasolina C.

Considerando, porém, o consumo no ciclo Otto (relativo aos veículos flex que podem ser abastecidos com gasolina e/ou etanol), Mato Grosso cresceu três vezes mais avaliando a média brasileira (7,6%). Com 22,1%, obtivemos o melhor desempenho no ciclo Otto nos estados de divisa. Nesta comparação, Goiás cresceu 7% e Mato Grosso do Sul 16,6%.

No óleo diesel, Mato Grosso cresceu o dobro do Brasil, proporcionalmente. São 26,9 pontos percentuais contra 13,2, atingindo uma marca histórica para o mês de janeiro. “Este desempenho é um indicador de que a nossa economia continua pujante e acima dos índices médios brasileiros, justificado pela expansão do agronegócio, pelo volume de investimentos que o estado tem atraído, pelas vendas de veículos, caminhões e maquinários que continuam expressivas e pela taxa decrescente de desemprego”, avalia Nelson Soares Junior, diretor-executivo do Sindipetróleo.

Em relação às vendas de óleo diesel nos estados vizinhos, Goiás apresenta um dado que merece análise. Em janeiro de 2012, Mato Grosso vendeu 3 milhões de litros a mais que Goiás. “E mesmo sendo líder nacional no agronegócio, surpreendentemente, o estado vizinho apresenta em janeiro de 2013 um volume de vendas superior ao nosso em 22 milhões de litros. A diferença de alíquota de ICMS de 13%, em Goiás, para 17%, em nosso estado, produz reflexo direto no preço final ao consumidor, fazendo com que o produto do estado vizinho passe a ser muito mais competitivo. Esta distorção certamente nos traz perda de receita”, explica Soares.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE