A construção de pontes na BR-163 no Nortão deve começar no mês de maio do ano que vem pelo 9° Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC) do Exército. Nesta etapa, serão construídas 8 pontes no trecho entre a divisa do Mato Grosso até Santarém, próximas a cidade de Itaituba (PA). Outras quatro serão na BR-230, também na região. De acordo com o BEC, os projetos para construção de 10 pontes já estão prontos e revisados pelo Centro de Excelência de Engenharia de Transportes (CENTRAN). Ainda não foram executados dois projetos executivos.
Os recursos para a execução das obras, avaliados em aproximadamente R$ 20 milhões, foram garantidos no orçamento do Ministério dos Transportes pela medida provisória 314, publicada no dia 31 de julho no Diário Oficial da União, mas ainda não foram liberados. A construção das pontes foi uma cobrança de lideranças políticas do Norte do Mato Grosso e também do Pará, encabeçada pelo governador paraense Simão Jatene, o senador Flexa Ribeiro e o prefeito de Sinop e vice-presidente da AMM, Nilson Leitão. No mês de março eles se reuniram em Belém (PA) para mobilizar forças para a liberação de recursos.
As obras devem melhorar o tráfego na rodovia e resolver grande parte dos problemas de quem transita no percurso, principalmente no período chuvoso em que muitas pontes, que são de madeira, ficam comprometidas, além de ser considerado um passo importante para a agilização do processo de pavimentação da BR-163.
A rodovia é um canal forte para o escoamento da produção agrícola e madeireira de todo o Nortão pelo porto de Santarém, reduzindo custos e tempo. Conforme o 9º Bec, a previsão de conclusão das obras é para 2008. Elas serão executadas por administração direta do batalhão e alguns serviços complementares poderão ser realizados com o apoio da iniciativa privada.
No total, em todo o percurso, devem ser construídas 66 pontes, avaliadas em R$ 52 milhões.