O setor de construção civil teve alta este ano, com a emissão de 801 alvarás para construção, residenciais e comerciais, até ontem. O número já ultrapassa o total liberado no ano passado, quando foram 498 alvarás. Somente no período – entre janeiro e outubro – foram 309. As informações são do departamento de Tributação da prefeitura.
A alta no setor também é perceptível no quadro de geração de empregos. O segmento foi responsável pela contratação de 1.336 trabalhadores até setembro, representando 22,8% das admissões no município. No mesmo período, foram demitidos 902, tendo saldo positivo de 434 postos de trabalho.
As ocupações de servente de obras e pedreiro também ficaram entre as que mais admitiram no período, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Também estão na lista cargos no setor agropecuário.
O cenário é explicado como reflexo da instalação de grandes indústrias no município, que atraem mão-de-obra e novos empreendimentos, conseqüentemente, ampliando o setor residencial. Novos programas habitacionais estão sendo implantados pela prefeitura para atender a demanda.